A Dura Vida a Dois

A Dura Vida a Dois
Porque por mais que você ame seu parceiro, nada NUNCA é perfeito...

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

The old Lady...



Hoje vou parar de olhar pro meu umbigo... Parar de reclamar da minha vida e refletir.

Logo cedo, no serviço, recebi uma ligação da minha mãe... Minha vó, com 86 anos e até então sã e sadia na medida do possível, tava internada. Meu coração gelou conforme ela foi me contando as coisas, ela tava mal e viajando na maionese, não tava falando nada com nada, num momento de distração, fugiu do soro e foi encontrada no jardim atrás do "tio Alaor" [marido da irmã do meu vô, ambos já falecidos] montado em seu cavalo. Meu mundo parou, pois até então, apesar de só ter os avós maternos, quando perdi os paternos era pequena demais pra lembrar, nunca tinha passado por essa situação, não sabia o que pensar, o que falar ou como reagir.

Trabalhei até a hora do almoço e corri pra casa da minha mãe pra ir no hospital ver ela.

Descendo pra enfermaria meu coração apertou e a vontade de chorar foi enorme, vendo em cada quarto, de 4 a 5 senhoras, de bastante idade, jogadas nas macas a "Deus dará", umas com o olhar distante, outras dormindo de um jeito que pareciam mortas...

Apesar dela ter delirado muito ontem, mas mesmo assim, ter lembrado de mim, estava com medo dela não me reconhecer, pelo jeito que ela se encontrava ontem... Foi um alívio ver o brilho nos olhos dela quando me viu entrar no quarto, ela estava na maca, sentada tomando uma vitamina, que com o jeitinho dela, reclamando que estava ruim. Conversei bastante com ela e ela parecia bem, estava falando apesar de bem baixinho, falando coisa com coisa, ela só não lembrava o que estava fazendo lá.

Saí de lá bem mais aliviada, mas voltei olhando para os quartos, aquelas pobres senhoras sozinhas, sofrendo...

Eu sempre tive medo de envelhecer e conforme os anos passam esse medo aumenta mais, não gosto nem de pensar no caso mas naquele momento foi inevitável.Ficar velha, sozinha, jogada em algum hospital...É muito triste.

Nem sei qual o ponto desse assunto todo, só sei que precisava desabafar...

Família é uma só... Por mais que a vó ou a mãe seja chata, esteja caducando, nunca a esqueça, faça um esforcinho, visite, ligue, pois num dia agente tá bem, no outro...

Vi minha vó na quinta, mas assim, fui disse oi e tchau, nem perdi 5 minutos do meu dia atarefado pra ouvi-la falar as mesmas coisas como "tá rica já? nunca mais veio aqui" ... ou "eh, trabalhar é bom mesmo, faz bem pra mente da gente, trabalhe bastante!"... E se essa fosse a última vez que visse ela?

Sei de uma coisa, agente tem que fazer o máximo agora, pra ter uma vida boa e saudável, pra quando ficarmos mais velhos, não sofrermos e termos que depender de hospital, mas eu sei que, EU não quero viver muito, quero viver o que der pra mim viver, o que for pra mim viver. Além de não gostar, nem quero me imaginar vivendo tudo isso.

Por isso digo, família acima de tudo, tanto a sua familia, como você e sua família, seu marido e seus filhos, pois deve ser muito triste ficar esperando o horário de visita e ninguém entrar pela porta pra lhe ver.

Outra coisa que vi também e que tocou, foi uma senhorinha de bengala, indo lá visitar o marido que estava sozinho no corredor de cadeira de rodas...Por mais que tenhamos amigos, parentes, primos, filhos...No fim é você e seu marido/esposa e mesmo eu reclamando tudo que reclamo do meu, disso eu tenho certeza, nunca serei abandonada por ele, qualquer coisinha ele já fica preocupado e sei também que eu nunca o deixaria. Agente tem que encontrar alguém que nos complete, que nos compreenda e que sentimos que aquele sim é pra vida toda e agarrar com todas as forças, pois no final é o que nos sobrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário